10.6.10

Comemorações do dia 10.06

10 – Bem-aventurada Ana Maria Taigi, Santo Itamar, São Getúlio, São Luciliano, Santa Olívia
10 – Dia da Artilharia ou Dia da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro • Porque Emílio Luís Mallet (1801-?) ou Tenente-general Mallet, Barão de Itapevi (1878), patrono da arma dos tiros densos, longos e profundos, nasceu neste dia.
10 – Aniversário de criação do Ministério da Defesa (www.defesa.gov.br) • Criado neste dia, em 1999, com o objetivo de integrar as três Forças Singulares brasileiras: Aeronáutica, Exército e Marinha. Até a criação oficial deste órgão, as Forças mantinham-se em ministérios independentes. A Constituição de 1946 já citava a criação de um Ministério único, que resultou na instituição do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA), à época, chamado de Estado-Maior Geral. Quando o Ministério foi oficialmente criado, o Estado-Maior das Forças Armadas se extinguiu e os Ministérios da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, foram transformados em Comandos.
10 – Dia da transformação do Ministério da Aeronáutica em Comando da Aeronáutica (FAB), Alberto Santos-Dumont – pai da aviação e patrono da Aeronáutica.
10 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (1978), Dia da Língua Portuguesa • Porque neste dia, em 1580, morreu o poeta português Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas (feriado nacional em Portugal).




Nenhum comentário:

Postar um comentário